domingo, 24 de fevereiro de 2008

Beco do Bartô

Mais uma dica do Josimar na Folha, dessa vez muito mais certeira que o Genova.

A ocasião era um almoço familiar num sábado à tarde, e foi perfeito. Além da resenha do Josimar, li também do Guia do Estadão e da Gula, todas indicando um restaurante com jeito de comida bem feita a bons preços, num clima de informalidade.

É um beco mesmo, o que já é bacana. As mesas ficam num grande pátio, metade coberto. Ideal para almoço em dias de sol (a listinha atualizada segue abaixo).

Uma das resenhas indicava as carnes em favor das massas. Mas tudo pareceu muito gostoso no cardápio.

O couvert é simples, eficiente e grátis: boas azeitonas pretas e um queijinho gorgonzola pra passar no pão.

Mandamos duas excelentes entradinhas: bruschettas de tomate fresco com queijo chancliche, deliciosa combinação que quero fazer em casa, e ovos cozidos em gordura de costela. A descrição do último quase me fez desistir, mas o garçom garantiu que valia a pena. E valeu mesmo. Pesado, diga-se, mas muito bom o ovo “estalado” sobre fatias de pão italiano, e o caldo da costela em volta. O sabor da carne estava por toda parte, e a combinação foi perfeita quando partimos o ovo e a gema mole escorreu sobre o pão. Bem rústico, mas o sabor é incrível.

Não resistimos ao carro chefe da casa, costela laqueada com polenta cremosa e agrião. A fama é justíssima. Pedaços firmes de costela bovina, daquele jeito que sai desmanchando (dizem as resenhas que o cozimento leva oito horas), com um toque adocicado (é isso que quer dizer laqueado?). A polenta tinha uma textura mais firme do a que estou acostumado, mas mesmo assim acompanhou super bem a costela.

Nenhuma sobremesa seduziu e, além disso, estávamos tão estufados que nem dava para pensar em comer outra coisa.

A ocasião pediu cerveja, mas gostaria de pensar num bom vinho para combinar com esse prato. Imagino também passar ali uma tarde inteira com amigos provando as entradas (as outras opções pareciam ótimas), bebericando algo.
A maioria dos pratos, que são super bem servidos, custa até R$ 30, o que é muito razoável. Com entrada, umas poucas cervejas e o serviço, pagamos menos de R$ 50 por cabeça. E super perto de casa também. Uma excelente aquisição, que vamos certamente repetir.

Beco do Bartô
Rua Sampaio Viana, 216 - Paraíso – Tel.: 3884-0119

Nenhum comentário: