quarta-feira, 28 de maio de 2008

Meu tomateiro

Numa ida distraída para a sala, reparei num montinho verde embaixo do arbusto de bálsamo. Chegando mais perto pude constatar - emocionada - que se tratavam de brotos de um tomate cereja que, um mês antes, havia enfiado na terra do vaso como adubo. Quem diria que daquele tomatinho podre nasceriam folhas tão delicadas, frescas.

Transferi o montinho para um vaso maior. Deixei em cima da máquina de lavar roupas, onde bate bastante sol pela manhã.

Em um, dois meses, os galhões tomaram conta da área. Apesar do tamanho, a um simples toque, todos caíam, molengas, para o lado. A Jose, esperta, deu a solução: fincou um cabide de arame e amarrou a muda com um cordão.

Até procurei na internet mais informações sobre como cultivar tomate cereja. Mas não achei nada muito útil para "agricultores" de primeira viagem como eu. Só instruções para latifundiários experientes e com hectares e hectares de terra. Bom, como minha “propriedade cultivável” se resume a minha área de serviço, ficou difícil adaptar o cultivo.

Deixei então que a natureza se encarregasse do tomateiro. Só fiquei incumbida mesmo de regar e olhar diariamente - e abestalhadamente - aquele montinho se tranformar num arbusto “adolescente desengonçado”.

Numa das minhas olhadelas diárias, tava lá a prova da resistência verde: um botão minúsculo amarelo, a primeira florzinha (!).


Se tudo correr bem, depois conto como é o sabor dos tomatinhos “made in Aclimação”.
Rachel Bonino

3 comentários:

胡貴明&食品雕刻(盤飾) disse...

本人喜歡嘗試製作各式各樣的菜色也致力於開發新菜色,新世代的人們也都希望吃的健康,吃的好以及能夠吃的養身~所謂食補~就是這意思。  本人拿手菜是廣東菜系,從~老菜~到新做~從中國菜延申到西式化來呈現,這是現在社會所追求與必備的。希望有好的場所可以讓我發揮手藝以及服務社會大眾。http://blog.youthwant.com.tw/hukueiming http://my.youthwant.com.tw/showcard.php?id=1909343
請大家多多幫忙我推廣推見~~謝謝
< 知懂傳統精美髓 才亦現代之顛覆>
沒有懂過去了解 何來看法想法 及改良和創 新意

Unknown disse...

Procurando dicas sobre tomate cereja encontrei teu blog.Li sobre teu tomateiro e me afeiçoei a ele. Adoraria saber como ele vai...Manda notícias... Obrigada.

Girassol disse...

Eu tenho um pé de tomate que cultivei também desde sementes... eles crescem bastante mas envergam por causa dos tomates, então precisam de apoio... e comtra pragas (tive problemas com mosquinhas brancas - que são pontinhos minúsculos brancos q saem voando qdo vc mexe na plante - e com percevejos) alé da natural joaninha que é predadora natural de ovos de percevejo, o legal é fazer um preparo de fumo de rolo e borrifar nas folhas regularmente. É um pesticida natural e evita os fungos que essas mosquinhas, ao se instalarem, dão passagem. É um cuidado diário, obviamente. Dê uma procurada por essa solução de fumo de rolo que vai ser de muita ajuda - ele serve para praticamente todo tipo de praga.
Espero ter ajudado...

Luisa (luisagroz@hotmail)