quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Clipping BB - 17/01

Els Casals
Talvez o melhor do Paladar hoje seja o texto sobre o hotel-restaurante Els Casals, na Catalunha, a 80 km de Barcelona. Lá, o chef Oriol Rovira faz uma cozinha dedicada aos produtos do campo, produzidos ali mesmo, ou nas propriedades vizinhas. Ele acaba de ganhar uma estrela do Guide Michelin, e ainda se acostuma ao estrelato. Eu quero!!! Mais no Estadão.
Dêem uma fuçada no site do hotel, sensacional! http://www.hotelelscasals.com/

Saul Galvão degusta chilenos da uva Sauvignon Blanc. Boas dicas! Mais no Estadão.

E o mestre cervejeiro Garret Oliver, de Nova York, dá interessante entrevista a Roberto Fonseca. Ele elege a melhor cerveja brasileira: Eisenbahn (“melhores que muitas alemãs”, uau!). Não provei todas ainda pra dizer, mas acho o moço está o caminho certo. Ele desdenha da Stella Artois, diz que os belgas acham muito engraçado que ela seja considerada uma cerveja chique nos EUA. Vale pra nós também... Diz que o microcervejeiro hoje é equivalente a um chef, e recomenda às microcervejarias brasileiras: criem cervejas para harmonizar com pratos daqui. Íntegra aqui.

Acredite quem quiser: Paladar informa que o Kinoshita reabre esta semana, na Vila Nova Conceição. Depois de tantos adiamentos, só vendo. Mas já vou fazendo minha reserva para provar de novo as comidinhas “loucas” do Tsuyoshi Murakami, nossa melhor experiência japonesa até hoje. O cara é fera. Anote aí:R. Jacques Félix, 405, tel. 3849-6940

Limão
E o Paladar explora o... limão [bocejo]. Pérola: “atire a primeira fruta quem nunca deu sua espremidinha”. Quem quiser continuar. Mais no Estadão.

Dias Lopes conta a história do sorvete. Mais no Estadão.

Jean-Claude Vrinat
Estadão deu bastante espaço à morte do supostamente lendário restauranteur do Taillevent, de Paris, que eu nunca tinha ouvido falar (a Folha deu só uma notinha, no dia). Sorry. Mais no Estadão.

Legumes
Na Folha de hoje, como tornar legumes mais interessantes. Roberta Sudbrack nos ensina que a semente do quiabo é o nosso caviar, gente! E diz que esse ano vai pesquisar as possibilidades do maxixe. Oxe! Raphael Durant Despirite, do Marcel, diz que o novo cardápio, que chega em fevereiro, será focado em legumes. A ver... Mais na Folha.

Cordel
Josimar foi ao Cordel, leu meus pensamentos! Diz que a casa tem “atmosfera bem descontraída, quase de bar, sem toalhas (dispensáveis), mas com guardanapos de pano e cardápio de restaurante”. Diz que os pratos tradicionais chamam mais atenção que as invenções. Que tal mudar um pouco do circuito Filial-São Cristóvão e tomar umas com biju, agulhinhas fritas, carne de sol e macaxera? Delícia. Mais na Folha.

Bistrô da Sara
É o bom e barato dessa semana, velho conhecido nosso! Acho que o Josimar ta ficando sem idéia... Mas digo eu mesmo: acorde cedo num sabadão, visite a Pinacoteca (é grátis aos sábados), passeie no Jardim da Luz, dê uma scaneada nas vitrines da José Paulino e termine com o super buffet da Sara. Saladas bacanas e grelhados no ponto, a R$ 23,90. Excellent. Mais na Folha.

Vinhos: Rosés
Eba, essa semana é minha. Jorge Carrara fala dos rosados que amamos. Dica boa, a ver, o nacional Casa Perini Merlot/Cabernet Franc. Lembrete: provar também o catarinense Villa Francioni, li em algum lugar... E ele indica ainda um Malbec argentino a R$ 19,90, eba. Mais na Folha.

Nenhum comentário: