quarta-feira, 14 de maio de 2008

Salmão com purê de mandioquinha e cogumelos

Ontem, me surpreendi. Precisava fazer um jantar gostosinho em casa. Nessa hora normalmente vêm à cabeça só opções batidas, tipo, macarrão com molho de tomate, frango assado, blábláblá. Mas aí, a lâmpada acendeu – bom, até que enfim esse monte de leitura gastronômica deu resultados (!).

Na passada rápida pelo supermercado, peguei mandioquinhas, leite e alcaparras. Em casa tinha uma peça congelada de uns 400 g de salmão (em posta), e cogumelos paris. Tava feita!

Em meia hora, me orgulhei de ter feito um jantar muito saboroso, modéstia à parte: salmão grelhado com purê de mandioquinha e molho de cogumelos!


Foi uma noite de descobertas. Ali, sozinha na cozinha, usei pela primeira vez folhinhas do orégano plantado num vaso lá de casa faz um tempão. Depois, o acréscimo fundamental de um punhadão de parmesão – do bom, como diria meu tio Gi – no purê fumegante, ainda na panela.

Vamos às receitas (sem medidas):

Purê de mandioquinha: Descasquei as mandioquinhas e cozinhei na água salgada por uns 20 minutos, até ficar bem macia. Escorri e as espremi ainda quentes na mesma panela do cozimento. Liguei o fogo de novo e acrescentei leite e manteiga. Deixei chegar a uma consistência bem cremosa. Corrigi o sal. Depois, o charme: parmesão uruguaio que a gente comprou na rua Santa Rosa (atrás do Mercadão) no fim de semana passado.

Salmão: Descongelei a posta e besuntei óleo de gergelim, alho, pimenta, sal e folhas frescas de orégano. Deixei pegando gosto por uns 15 minutos. Ah, também dei umas furadas com a faca, para o molho penetrar bem. Não sei se fez diferença, na real. Aí foi só jogar na frigideira quente, com mais alho, e deixar dourar dos dois lados. Ah, no fim das contas, não usei as alcaparras.

Cogumelos: Fatiei grosseiramente e fritei tudo com sal, pimenta e manteiga.

Montagem: No prato, salmão do lado e um punhado de purê e cogumelos por cima do purê.

Hum! Pronto. Felizes, comemoramos nossos três anos e meio juntos.

Rachel Bonino

Nenhum comentário: