terça-feira, 14 de agosto de 2007

La Rita all'Osteria dei Venitucci

Dica de restaurante quentíssima. É uma surpresa deliciosa no lugar mais improvável da cidade. Vicenzo Venitucci, um senhor italiano de 70 anos que mora há 20 no Brasil, comandava a Casa Venitucci, em Perdizes, e já foi um dos mais festejados restauranteurs de São Paulo. A casa fechou, mas seu Vicenzo reabriu recentemente... no Piqueri!

Numa avenida feiosa, entre oficinas mecânicas e lojas de carro, fica o pequeno galpão onde se come, seguramente, uma das melhores comidas italianas da cidade. Quem topar a aventura (na verdade, é até simples de chegar), não se arrependerá.

Antes de começar a nos servir seus pratos primorosos, seu Vicenzo fez um discurso: "Me mudei porque precisa fazer alguma coisa pela gastronomia paulistana, contra essa guetização. Hoje em dia não tem mais sabor, é só visual. Visual em vejo no Masp, no MAM" (reprodução livre). Não é para se apaixonar?

Ao que interessa. Comi:
  • Antipasto 1: mix de crostinis. Inacreditável molho de fígado de galinha sobre quadradinhos de polenta grelhada. Esse eu vou tentar em casa.
  • Antipasto 2: língua de boi fatiada com fio de pesto. Minha primeira vez com a língua, voltarei a ela.
  • Prato: taglietelle com o autêntico ragu bolognese. O melhor macarrão à bolonhesa da minha vida. Molho com pouco tomate (ou nenhum?), com carnes variadas picadas em ponta de faca. Para comer ajoelhado. Deve ser igual à receita da Marcella Hazan.

A sobremesa estava bem fraquinha, mas o deslize passou despercebido diante da experiência sublime que foi o almoço. Seu Vicenzo, como diria o outro, é uma "pessoa". Me elogiou porque levei um vinho rosé (Quinta da Lagoalva). E quando eu pedi o coelho com polenta (hmmmm), saiu-se com essa: "o coelho sabia que você ia pedir, e fugiu".

É pouco dizer que é a melhor relação custo-benefício em matéria de comida italiana da cidade. Vai entrar para os meus 10 melhores (em construção).

La Rita all'Osteria dei Venitucci
Av. Gen. Edgar Facó, 1.127, Piqueri, tel. 3976-0130

Mais:

  • Texto do Blog do Josimar Melo de onde tirei a dica
  • Pesquisando agora, descobri que seu Vicenzo está por trás do cardápio do chiquésimo restaurante L'Altra Toscana, em Brasília. Mais aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu Izabel Cristina já tive o prazer de trabalhar com o senhor vizenço venetucci por que ele é pra Mem e sempre vai ser o meu melhor culinaristas do mundo eu amo ele pois ele pra e como um pai tenho muito respeito. Si aluguem aí Estive notícias dele mande pra Mem

Unknown disse...

Eu Izabel Cristina já tive o prazer de trabalhar com o senhor vizenço venetucci por que ele é pra Mem e sempre vai ser o meu melhor culinaristas do mundo eu amo ele pois ele pra e como um pai tenho muito respeito. Si aluguem aí Estive notícias dele mande pra Mem